My Lost Experience

Anotações e especulações sobre Lost e The Lost Experience. Esta não é uma zona livre de spoilers.

31.5.06

hole3: rumo à conclusão do hole2

Hoje, o número em persephone.thehansofoundation.org finalmente mudou. Foi de 2 para +1.

Aí, o pessoal foi imediatamente para hole3.thehansofoundation.org (não adianta clicar, a imagem já saiu do ar), que é a continuação mais lógica do hole2.

Lá, eles acharam mais uma foto de um cara. O nome do arquivo era, de novo, intrigante: t9agen75.gif. Como a imagem saiu do ar, tomei emprestada do bom, velho e sempre recomendável The Lost Experience Clues:



E aí alguém, futricando no Photoshop, mexeu nas cores:



E achou, sob o olho do sujeito, uma frase:



"Save me", no caso, deu sentido a um experimento que um carinha tinha feito com hole2 -- e, na época, foi desacreditado.

Ele transformou a imagem em som. E lá ouvia um "save me". O cara disponibilizou o arquivo de sua experiência num FTP. Baixe aqui -- mas atenção, a conexão tá lenta que dói. (Por isso, joguei uma cópia na minha Playlist The Lost Experience no Youtube. De nada.)

Quem será que precisa ser salvo?

Mais um detalhe no mapa da MFI

Aí está: ali nos arredores da Mongólia, no mapa da Mathematical Forecasting Initiative, há um link escondido justamente com a imagem que vocês vêem abaixo.

Hoje só amanhã

Lá no The Tail Section o pessoal acha que a contagem regressiva do Do U Have the Proof não vale nada. O que importa é a data ali embaixo: June.

Toda a verdade sobre Lost

Antes de continuar o jogo, dêem uma passadinha no blog do Mini e descubram toda a verdade sobre Lost.

E cadê a prova?

A contagem regressiva que estava no alto do site Do U Have the Proof acaba de zerar. Mas aparentemente nada aconteceu.

Alguém viu algo por aí?

30.5.06

Maratona Lost no AXN

Diz lá no site Herói: sábado agora, dia 3, o AXN exibe uma maratona Lost das 14h às 20h, reprisando os episódios 7 a 12 da segunda temporada.

Ao vivo na exposição de arte japonesa

O Lost Ninja, porta-voz australiano do jogo, está chamando seus conterrâneos para uma exposição de arte japonesa na sexta, em algum lugar em Sydney. Haverá distribuição de exemplares de Bad Twin.

Especula-se que haverá uma pista por lá. ;)

Mathematical Forecasting Initiative

O site da Hanso Foundation foi atualizado. Agora, a pista está na seção Mathematical Forecasting Initiative. Lá, o botão MFI Forecast Map se tornou ativo. Clique nele e um mapa vai aparecer.

Ali, há ícones em vários países. Ao clicar, dados sobre os países aparecerão. A maioria está preenchida, mas alguns têm lacunas.

Nos Estados Unidos, escreva 42.000 na lacuna. E aperte enter.

Na Itália, 10.4.

No Sudão, o número é 2,55.

A cada número correto, o campo fica com um brilho azul. Ao final do preenchimento dos três campos, aparecerá um círculo no Oceano Índico. Clique nele e você lerá uma carta -- que eu reproduzo abaixo com aumento de contraste para facilitar a leitura.



A rigor, mostra um e-mail do nosso velho amigo Peter Thompson pedindo encarecidamente que algum país não revele o uso do projeto de previsões matemáticas da Hanso Foundation em uma estratégia de guerra.

E, como sempre, a colaboração do The Lost Experience Clues e de seus colaboradores foi fundamental.

Ainda os sites sob suspeita

Ontem foi Memorial Day nos Estados Unidos, e aparentemente Persephone emendou sua já tradicional folga de fim de semana. Hoje deve aparecer novidade no jogo. Mas há alguns comentários de leitores por aqui que são bem bacanas e já podem dar uma movimentada no jogo. Leiam aí pra baixo.

O Bruno Marshall deixou um scrap e um comentário sobre números que aparecem e desaparecem no site do St. Sebastian Hospital. Peguei um printscreen. Cliquem para ampliar:



Alguém tem idéia do que isso pode significar, se é que pode?

28.5.06

Dois sites sob suspeita

Alguém postou anonimamente nos comentários um site da Widmore, provavelmente falso.

E o The Lost Experience Clues fala do St. Sebastian Hospital. Eles suspeitam que seja falso também, mas deixaram a questão em aberto por oito horas.

Em breve, um veredito.

27.5.06

Bad Twin vira best-seller

Saiu uma matéria sobre Bad Twin no New York Times de hoje.

É um anúncio antecipado de que o livro entra nesta semana na prestigiosa lista de mais vendidos do jornal, na 14ª posição.

Fim de temporada

Finalmente vi o fim da temporada de Lost. E, bem, a presença de uma certa Penelope Widmore conecta mais ainda a série ao jogo.

* Desmond voltou. Não porque quer, mas porque o barco em que estava não consegue sair da área da ilha. Será eletromagnetismo?

* E ele se chama Desmond David Hume? Com o mesmo nome do filósofo cético seguidor de Locke?

* Our Mutual Friend.

* Peraí! Ele se corresponde com uma moça chamada Penny Widmore? Filha de Charles Widmore?

* O barco de Desmond era do marido de Libby (ou ao menos de um suposto marido)? E se ela for justamente uma pessoa que faz as pessoas caírem na ilha? Uma facilitadora para o Dharma?

* Que diabos é aquele pé de estátua de quatro dedos?

* Kelvin Inman era o cara que estava na escotilha antes de Desmond. E diz que um certo Radzinsky era seu antecessor.

* Mr. Friendly / Zeke se chamaria Tom.

* E aí vem o grande lance: no fim do episódio, dois falantes de português (mas com sotaque esquisito), vigiando manifestações de eletromagnetismo para Penny Widmore. Não tenho certeza se de fato são brasileiros, como andam dizendo por aí.

Ok, deixem-me explicar isso melhor.

Os laboratórios Widmore aparecem em Lost diversas vezes e estariam conectados com à Hanso Foundation, talvez como fornecedores ou até mesmo como construtores das escotilhas.

Penelope perdeu o amor de sua vida, mas sabe que seu pai, possivelmente o dono das empresas Widmore, queria se livrar de Desmond. Logo, Charles Widmore pode ter feito Libby dar o barco a Desmond -- e conduzido o barco até a ilha. Penelope teria descoberto o suficiente sobre as experiências e montado um esquema para achar tanto a ilha quanto seu Desmond.

Enfim, duro vai ser passar uns meses sem Lost. Mas vambora.

26.5.06

Mudanças no subLYMONal e novo DJ Dan

O subLYMONal mudou. Ficou mais Sprite e menos Lost. Mas ainda há algumas coisas lá. E talvez haja mais do que parece.

A lógica do jogo é pegar as senhas que aparecem na tela e apertar o submit.

Experimente pôr ali Persephone e 108.

O 108 leva a um podcast do DJ Dan, em que ele fala sobre a Hanso Foundation financiar a pesquisa de uma arma capaz de causar pulsos eletromagnéticos tão fortes que alterariam até mesmo a órbita da Lua.

O novo podcast dele, que estava anunciado pra hoje, aparentemente era esse mesmo. O site agora anuncia que a próxima atualização será em 1º de junho.

Vale lembrar que a isamedusa veio aqui e contou isso antes de mim num post abaixo, portanto, é bom vocês começarem a dar uma olhada nos comentários.

25.5.06

McIntyre assiste a Lost

O Diogo escreveu um comentário que eu puxei aqui pra cima pra vocês não perderem:

Se bem me lembro, McIntyre é um personagem do jogo, que embora, segundo alguns, não cruze sua história com o seriádo tem relação diréta com o mesmo. Sendo assim nesta entrevista fictícia Hugh McIntyre não deveria conhecer nada sobre a série nem mesmo sua existência, pois em sua realidade fictícia "Lost" não existe com seriádo, mas como um fato (o acidente do vôo 815). Achei esta primeira pergunta muito estranha e estou sem entender nada.


McIntyre é, sim, um personagem do jogo. Ele chegou a escrever um e-mail pra gente, lembra?

Bem, acho que antes de mais nada, o espírito do jogo é ele ser mais uma diversão do que uma longa sessão de tortura. Por isso, essas brincadeiras são divertidas.

Mas ainda dá pra gente pensar na entrevista como algo completamente dentro do jogo. É só considerar, por exemplo, que, no jogo, a série é baseada em fatos reais, talvez repassados aos produtores por alguém com intenções de difamar a Hanso Foundation -- o que, por sinal, não falta.

Hyperion responde críticas da Hanso Foundation

Vejam aqui o texto que saiu em um anúncio de meia página no USA Today de hoje.

É a Hyperion respondendo às críticas que a Hanso Foundation fez a Bad Twin.

Se eu bater com um scan da página por aí, eu aviso.

Enfim, Hugh McIntyre no Jimmy Kemmel

Nos comentários do post abaixo, a isamedusa deu o link para o vídeo de Hugh McIntyre no Jimmy Kemmel.

Nosso amigo McIntyre fala algumas coisas interessantes:

1. A Hanso não tem nada a ver com Lost, mas defende que os produtores da série estão de fato usando alguns aspectos da Hanso Foundation para embasar alguns pontos da mitologia da série.

2. A Dharma Initiative foi de fato um projeto da Hanso, mas que acabou em 1987. Por questões de tecnologia proprietária, ele não pode comentar sobre o projeto.

3. A Hanso Foundation é mantida por um homem muito rico, Alvar Hanso.

4. A foto dele no site está errada. De fato, a imagem seria de seu antecessor no cargo. Diz que uma de suas funções na fundação é justamente atualizar o site.

5. Ele reconhece a existência de Persephone. E diz que as imagens são falsas, que ela apenas quer difamar a fundação.

A isamedusa também propõe uma nova forma de ler a pista hole2 nos comentários.

Valeu mesmo, viu? Seria muito legal se a gente conseguisse decifrar a pista. ;)

Por enquanto, nada

* Nada da entrevista de Hugh McIntyre no Youtube. Nem no Google Video. (Mas no Hansoland diz que foi uma bobagem só.) :/

* Nada de avanços a respeito da pista hole2. :/

* E eu ainda não vi o final da temporada. :/

* Mas preencher o abaixo-assinado lá no Save Joop ficou moleza. Enquanto as coisas não andam, não custa ajudar o macaco. Neste momento, 2641 pessoas já entraram pro Hall da Fama do Lost Experience. ;)

Bonequinhos de Lost



Nada a ver com o jogo, mas muito bacana: Lost vai ganhar uma série de bonecos pela McFarlane Toys. A notícia completa está aqui no Omelete.

Ah, sim: Sawyer é só na segunda leva.

Gente nova na Hanso

Apesar de não estarem no Hanso Career, aparentemente duas vagas para a diretoria da Hanso Foundation foram preenchidas: os nomes de Bill Flood e Sam Hicks ainda não constam do site, mas foram adicionados na seção de RSS.

Faça carreira na Hanso. E mais sujeiras por lá

A agência de empregos virtual Monster.com está gerenciando o site Hanso Careers. É mais uma marca dentro do jogo.

Ainda não vi tudo que tem lá, mas achei algumas vagas interessantes. Aqui dá pra ver todas as cinco. Há alguns pontos curiosos:

1. A vaga de Anger Management Director é na Coréia, justamente a terra da Sun -- e suspeita-se de envolvimento da Hanso com o pai mafioso da moça.

2. O Courier de Orgãos envolve transplante de orgãos e a região da África em que deu caca nos experimentos da Hanso.

Se eu fosse desses países, me candidataria. Pensando bem, vou fazer isso assim que chegar o fim de semana -- e eu tiver mais um tempinho. ;)

Mas o mais curioso de tudo é que o pessoal achou algumas letras cinzas no código-fonte do site: nslutmIemAya. É um anagrama pra Inmate Asylum, que por sinal é a senha para Jacob Vanderfield e Lawrence Peck no site da Hanso. Não precisa pôr username, é só digitar a senha no campo e dar OK.

Persephone continua detonando a diretoria da Hanso Foundation. Os dois foram envolvidos em escândalos -- e seu advogado foi justamente Peter Thompson. Entrem ali e vejam as pistas.

23.5.06

Enquanto seu McIntyre não vem

A mais dura das pistas de Persephone (ei, eu achei que ela queria que desvendássemos o mistério!) até agora continua sem solução, apesar do esforço coletivo em traduzir a imagem e aplicá-la em algum lugar -- que, insisto, deve ser no Joop's Corner. Depois de diversas mensagens hi-tech, me parece que Persephone largou uma pista aos moldes dos velhos almanaques. Se meu avô, que colecionava os Almanaques de Seleção, estivesse vivo, ele já teria matado a charada. Ninguém tem um avô fanático por charadas por aí?

Mas a novidade do dia é a presença de Hugh McIntyre, o porta-voz da Hanso Foundation, no programa de Jimmy Kimmel, amanhã à noite, nos Estados Unidos.

McIntyre deve falar e se defender sobre Bad Twin -- e vai ser no mínimo bizarro ver os caras entrevistarem um sujeito que não existe. Tomara que Mr. Kimmel faça as perguntas que gostaríamos de fazer.

A gente não tem acesso ao programa oficialmente, mas tenho certeza que poucos minutos após a exibição ele já estará no YouTube.

22.5.06

Enrico está de volta

Nosso amigo Enrico Valenzetti está dando um tempo na colônia da Helios Foundation, que é citada em Bad Twin.

Helios, na mitologia, é o deus que revelou a Demeter o que havia acontecido com sua filha Persephone.

Aí vem uma teoria minha: se tomamos Rousseau por Demeter e Persephone por Alex, Helios parece ganhar muita força na trama do jogo.

2

Mal a segunda começou e nossa querida Persephone põe as manguinhas de fora. Vou tentar explicar em ordem a nova pista, que por enquanto não está plenamente resolvida:

1. Persephone tinha nos dado a frase "a mouse does not rely on just one hole".

2. Hoje, a mensagem de Persephone mudou para 2. Só 2.

3. Um pessoal começou a futricar e achou o seguinte endereço: hole2.thehansofoundation.org, onde há uma imagem.

4. Começou-se a suspeitar de que seria nosso velho amigo Marvin Candle.

5. Mas aí veio Speaker, o porta-voz oficial do jogo, e disse que nós temos que começar a ler direito. (Cheguei a virar o monitor, o que quase me provocou um torcicolo, pra ver se lia algo -- é impressão minha ou os cabelos formam uma palavra?)

6. O arquivo tem um nome esquisito: q9als2002.gif. Já se especulou que parte do nome signifique "Alvar Last Seen 2002".

7. Mas o Speaker falou de Joop. E o Joop's Corner ficou esquisito, como se pudesse ser hackeado de alguma forma.

21.5.06

Antecedentes

O blog The Lost Experience Clues acaba de confirmar uma velha suspeita minha: algumas senhas do jogo estão condicionadas ao cumprimento de passos anteriores. Ou seja: elas só funcionam se você tiver passado por todas as etapas no mesmo computador que você estiver usando.

Fim de semana

Mais uma vez, Persephone nos dá alguma folga aos sábados e, provavelmente, aos domingos. Será que isso será um padrão até o fim do jogo?

Nada de Joop pra nós

O Save Joop é um site que não é oficial nem faz parte do jogo, mas vende camisetas em defesa do macaco Joop, vítima de experiências da Hanso Foundation.

Vende, mas não pro Brasil. Só pro Canadá e pros Estados Unidos.

Na boa: eu queria muito. Fiquei frustrado.

19.5.06

Mus uni non fidit antro

Lembram que a pista de Persephone de ontem falava do rato e do buraco e que a frase estava no mapa pintado na porta da escotilha?

Pois é.

Eu queria voltar a ela.

Primeiro, porque achei um mapa com uma overlay que traduz até os textos em latim.

E porque passei um bom tempo me perguntando: qual é o outro buraco?

Peter Thompson é um sujeito de quinta

Depois de vasculharmos Hugh McIntyre ontem, Persephone nos leva ao mundo de Peter Thompson.

Se você for ao Executive Bios, verá que sua foto está com letras sobrepostas.

Os caras que entendem de flash já descobriram que o que as letras dizem é SURVIVOR GUILT. E que há um campo invisível logo abaixo da foto que permite que se digite a expressão. E então Persephone abre, mais uma vez, um novo mundo para explorarmos.

Lá dentro, descobre-se que o advogado da Hanso Foundation é um sujeito bastante detestável: já defendeu corporações questionáveis em situações lamentáveis.

A lição desta semana é clara: a Hanso Foundation é uma entidade que se faz de boazinha, mas está longe de ser. E que isso é comprovável a partir do caráter de sua diretoria.

DI 9FFTR731

Na bússula do Let You Compass Guide You, aparece um pequeno código: DI 9FFTR731. Uns caras lá do The Tail Section descobriram que o mesmo número apareceu nas latas de comida do Dharma.



E mais: transformado em latitude e longitude, o código nos leva para a Nigéria.

18.5.06

Persephone e o buraco do rato

Persephone deixou um novo código. Dizem por aí que é um anagrama que, no fim das contas e com um erro de digitação (um g em vez de s), significaria "a mouse does not rely on just one hole". Ou "um rato não conta com um só buraco". A frase constaria do mapa rabiscado com tinta fosforescente na porta da escotilha.

Ou pode ser outra coisa.

The Mouthpiece

O lance é pegar THE MOUTHPIECE e usar como senha no campo de press releases de Hugh McIntyre (clique na foto dele aqui).

Parece que Persephone não gostou muito da idéia de McIntyre adotar a postura de todo-poderoso senhor da verdade em seus comunicados e tenta denunciá-lo -- ou ao menos fazer um grande estrago na sua imagem.

Ao fazer o logon, a tela vai derreter. Aí basta clicar na frase em amarelo do texto que um vídeo vai aparecer. É um homem que supostamente é McIntyre ao lado de uma mocinha a quem Persephone atribui 15 anos. O texto diz que a menina é sua esposa. E que os dois foram flagrados em Londres em 17 de maio de 2006.

Depois, quando o vídeo entrar em loop, clique nele. Diamantes, comprimidos, cartões Visa e papéis rosa começarão a cair. Tente clicar nos papéis: dois deles vão se abrir e mostrar quão cara foi a estada de McIntyre com a mocinha no hotel La Dolce Vita, em Londres.

Anotações do episódio 2-22

* Então o Charlie achou vacina na ilha, hm? Será que tem a ver com meningite?

* Então Alex, filha de Rousseau e suspeita de ser Persephone, é mesmo boazinha.

* Walt tem coisas misteriosas no passado. E que certamente interessariam a Alvar Hanso.

* Walt diz que os outros estão fingindo, coisa que a gente já viu no episódio que mostrou Claire seqüestrada.

Vamos chafurdar nos arquivos da Hanso Foundation?

Depois de entrarmos no Let Your Compass Guide You, é só acertar o ponteiro que se encontra um diretório de usuários.

A maioria deles está bloqueado.

Mas ahanso leva para a seção Executive Bios da Hanso Foundation.

Mas alguém, provavelmente Persephone, nos liberou Hugh McIntyre e Peter Thompson.

Vamos acabar de explorá-los um a um.

O diretório de McIntyre

O anúncio (cujo nome do arquivo me chamou atenção: 139191991471518711419) traz uma frase ao lado do Buda: THE MOUTH PIECE.



Tem também o filme do Jeep com o logo do Dharma no final.

E mais: uma assinatura de Peter Thompson.



Bem, também tem uma série de coisas que parecem códigos de informática. E eu não entendo. Se alguém por aí souber ou se porventura eu descobrir por aí, posto depois.

O diretório de Thompson

Há diversos documentos lá a respeito de negociações com a DaimlerChrysler.

Eles mostram a aquisição de 23 Jeeps: 10 Compass, 10 Patriot e 3 Wrangler Unlimited. Os três têm os valores riscados. E a compra foi realizada em condições especiais por conta do volume.

Logo em seguida, vemos que a DaimlerChrysler rescinde o contrato em 10 de março de 2007 por conta dos incidentes recentes em um lugar riscado -- mas que, a essas alturas, fica claro que é a Tanzânia, onde a nova cepa de meningite foi encontrada.

Por ora, é o que temos.

Mas nossos amigos do The Lost Experience Clues zipou todos os documentos. É mais fácil de vocês baixarem, se quiserem.

Deixe sua bússula guiá-lo

Agora vai.

Abra a página do Eletronic Research Initiative na Hanso Fundation. Vá até a foto da aurora boreal que você perceberá que aquelas coordenadas ali são sensíveis ao mouse. Então situe seu mouse nas seguintes coordenadas:

X: 629
Y: 291

E clique.

Você vai cair no site Let Your Compass Guide You. No alto, a frase "Permissum Vestri Complector Rector Vos" diz a mesma coisa: deixe que sua bússula o guie. E é isso que você vai fazer mesmo. Gire a bússula -- que tem uma foto de Persephone -- até aparecerem as anotações. E então clique para entrar.

Lá você terá vários diretórios. De vários usuários da Hanso. No do nosso amigo Hugh McIntyre, tem um filme e um anúncio velho. Ambos da Jeep.

Tem mais coisas. Em vários diretórios. Aos poucos, vou cavocando e postando.

Sinal dos tempos

Depois do episódio desta noite de Lost, boa parte dos sites diretamente ligados ao game estão congestionados.

17.5.06

Clipes 5 e 6 da entrevista de Gary Troup

Temos mais dois clipes de Gary Troup.

No clipe 5, Troup diz que a Equação de Valenzetti era um dos segredos bem mais guardados da Hanso Foundation. Ele também diz que Alvar Hanso e sua fundação tentaram impedi-lo de escrever o livro porque, por algum motivo, eles queriam manter o trabalho do pesquisador em segredo. E pede que se fale de Bad Twin -- então seu lançamento.

No clipe 6, ele diz que Bad Twin vai desmitificar o lado benevolente da Hanso Foundation. E o entrevistador pergunta sobre Cindy -- aeromoça do vôo da Oceanic Air por quem Troup estava apaixonado e a quem dedicou Bad Twin.

Agora ficou molinho: Gary Troup no YouTube

Já que ainda não tinha no YouTube, joguei lá o tal do quarto clipe da entrevista do Gary Troup antes de ele entrar no vôo 815.

Mais uma mensagem de Persephone

Já traduziram a nova mensagem de Persephone: "stand by".

Great Barrier Reef

Fui no Google Earth pra descobrir onde é a Great Barrier Reef citada por DJ Dan como o lugar em que o tubarão com o logo do Dharma foi encontrado.


16.5.06

Mais um trecho de Gary Troup

Então: saiu o quarto trecho da entrevista de Gary Troup.

O autor de Bad Twin diz que Alvar Hanso comprou toda a edição de seu livro The Valenzetti Equation e mais os direitos de publicação -- e que por isso ele está fora de catálogo. E mais: Alvar Hanso é o único homem no mundo que tem uma cópia da verdadeira Equação de Valenzetti -- que calcula quantos anos restam para a extinção da humanidade.

Aliás, acabo de notar a data da entrevista: 16 de setembro de 2004, um pouco antes da queda do avião da Oceanic Air na ilha.

Mais do DJ Dan

Acabo de ouvir o podcast do DJ Dan. Ele diz que Alvar Hanso morreu e está em um laboratório de criogenia.

Ele também cita a hacker Persephone.

Aliás, olha só o que acontece quando você digita http://persephone.djdan.am.

Notem também que nosso amigo Joop está na capa do site.

Mas é sempre bom notar que o cara lida com teoria da conspiração, logo, tudo isso pode ser puro bullshit. Ou não.

Agora, resta esperar o dia 26, quando ele lança mais um podcast.

Sem comentários

Infelizmente, um ataque de comentários falsos com links para sites repletos de spywares me motivou a doravante moderar as opiniões de vocês.

Surge o DJ Dan

Nossos companheiros de jornada dos blogs The Lost Experience e do The Lost Experience Clues alertaram para o surgimento do site do DJ Dan Lapinsky -- que apareceu linkado no Inside the Experience, blog oficial da rede ABC e, portanto, tem algum aval.

DJ Dan (que, suspeita-se, é interpretado pelo roteirista de Lost Javier Grillo-Marxuach) seria um caçador de conspirações que, neste mês, focou em Alvin Hanso.

Ao mesmo tempo, publicou fotos do tubarão com o logo do Dharma e mostra fotos do mapinguari.

(Pausa aqui: no site da Oceanic Air, aparece um trecho do roteiro de Lost todo rabiscado que insinua que o Lostzilla é, na verdade, um mapinguari, que é uma criatura mítica brasileira.)

O curioso é que Lapinsky participou da operação Tempestade do Deserto, na Guerra do Iraque, a mesma em que Sayid foi torturador e acabou capturado. E, em sua biografia, cita que viu a parte mais negra da luta humanda. Será que os dois se encontraram?

Enfim, depois vou futricar mais no site. Acho que rende coisas boas. ;)

15.5.06

Conexão internacional

Os leitores talvez gostem de saber que ele foi citado nos últimos dias em diversos fóruns e blogs sobre The Lost Experience ao redor do mundo, principalmente por conta da resposta de Hugh McIntyre. Em especial, o Hansoland tem garantido uma boa visibilidade lá fora, além de simpaticamente incluir uma bandeira do Brasil no post.

Obrigado a todos. And thank you everybody. ;)

Algumas pistas que andei lendo por aí

* Thomas Mittelwerk citou a Paik Heavy Industries no voicemail. Paik é o nome de solteira da Sun -- e, portanto, daquele pai mafioso dela. Parece que a empresa aparece também no Bad Twin.

* Parece que a imagem do cara que aparece misturada com a do Joop bate com a carteira de identidade do verdadeiro Henry Gale que apareceu na série.

Produtor fala do final da temporada de Lost

Carlton Cuse, produtor executivo de Lost, falou sobre o fim da temporada.

Tem comentários do Locke também.

Vídeo do Do U Have the Proof

Pelo que eu entendi até agora, não há nada de revelador no vídeo do Do U Have the Proof que foi liberado hoje. Embora ainda haja o cronômetro no alto fazendo a contagem regressiva, começo a desconfiar que talvez o site não ajude em nada.

14.5.06

Fotos sob fotos escondem a verdade

Então: parece que tem uma foto embaixo da foto do Alvin Hanso no site da Hanso. Aí um afiliado do The Tail Section foi lá e mexeu na página de alguma forma que só esse pessoal que sabe mexer consegue e arrastou a foto original.

E ele achou que Alvin Hanso podia ser o Locke ou o Zeke sem a barba -- o que me parece mais provável quando a gente compara as orelhas. Mas há um fato: ela está ali porque, afinal de contas, alguém teria tentado escondê-la.

Fazendo o mesmo procedimento, daria pra ver:

1. quem está embaixo do ponto de interrogação no site da diretoria. E não é Liddy Wales coisa nenhuma.

2. o logo "eoi" embaixo do logo do Mental Health Appeal.

3. que o país em questão na Mathematical Forecasting Initiative é a Zâmbia.

13.5.06

Churrasco

E teve um cara que convidou o McIntyre pra um churrasco.

McIntyre responde a este blog

Eu disse que ia mandar um e-mail pro McIntyre, não disse? Tó:

Dear Mr. McIntyre,

I'm a brazilian journalist -- well, a very concerned brazilian journalist. Although the newspaper from here are talking a lot about this terrible book called Bad Twin, I can't see our newspapers and TV broadcasters interested in the Hanso Foundation's version. I've been told you published an ad at USA papers, but I can't believe you will let Mr. Troup -- and even the Hyperion Books -- tell their "real version" of the storie alone.

So I'm here to ask you for a interview. It would be great for me -- I guess most importante newspapers and magazines would be interested. And it would be good for you to stop these unfair monopoly of information.

In case of you getting interested, I'm already sending the question. If you can, please, answer them as soon as possible.

1. The Hanso Foundation has been attacked severily in the last few days by the book Bad Twin. Has Gary Troup tried to contact you before releasing it?

2. Bad Twin publisher, Hyperion, is connected with a major media company. Doesn't it make more difficult to be heard by other vehicles?

3. Do you think the recent attempt to hack your website is connected with the book release?

4. Can you tell us the Hanso Foundation's version of the story?

5. Does Hanso Foundation plan to bring it's huge knowledge to Brazil somehow?

Thank you,

e.


E a resposta dele chegou:

Dear Mr. Nasi,

Thank you for your kind e-mail. Brazil is a marvelous country and we at the Hanso Foundation are grateful for your unwavering support. Unfortunately, we cannot answer your questions, however, we steadfastly maintain our defense against the malicious untruths in Mr. Troup's book and urge you to ignore them completely.

Namaste,

Hugh McIntyre


Have fun.

12.5.06

Conversando com Hugh McIntyre

Hugh McIntyre está respondendo a e-mails pelo Hugh.McIntyre@thehansofoundation.org. Eu já tinha tentado um e-mail ameaçador sem nenhuma resposta:

From: Eduardo Nasi
To: Hugh.McIntyre@thehansofoundation.org
Date: 11-May-2006 19:36
Subject: Hi

I have a clue about who Persephone really is.
Interested?


Pois é.

Mas teve gente com mais sorte.

Por exemplo, o Justin Ridgley, que pediu uma entrevista:

Dear Mr. Ridgley,

For what online publication are you working for? We stand by our
recent adverts regarding Bad Twin and would consider an interview.

Namaste,

Hugh McIntyre

- Hide quoted text -

Quoting Justin Ridgley :

> Dear Mr. MacIntyre
>
> I am researching into the recent release of Bad Twin and allegations of
> scandal at the Hanso Foundation. Would you be available for a possible
> online interview? A timely response would be most appreciated.
>
> Thank you,
> Justin Ridgley


Aparentemente, Persephone também escreveu pra ele logo depois.

No The Tail Section (requer registro), as pessoas que obtiveram resposta foram na mesma linha. E teve uma que perguntou sobre o Joop.

Vamos tentar?

Nova carta de McIntyre ataca Hyperion Books

Tá aqui a carta em que Hugh McIntyre ataca a Hyperion Books. Notem que o tom é beeeeeeem diferente do anúncio do jornal.

Não vejo a hora de meu Bad Twin chegar.

J.J. Abrams fala sobre o final da segunda temporada

Como eu ia dizendo, parece que Michael realmente dissuadiu os sobreviventes a atacar os Outros.

Anotações do episódio 2-21

A quinta não foi um dia de grandes novidades no jogo, até onde se tem notícias. Mas o episódio de quarta foi altamente revelador de muitas coisas, incluindo teorias que andavam circulando pela internet.

* Antes de mais nada, abri a cena de sonho de Mr. Eko, quando as fotos passam lentamente, para ver se não tinha nada por lá. Aparentemente, não: eram cenas do outro episódio que mostrou o passado do traficante. Abri uma galeria de slides na galeria de fotos do meu blog original com um quadro a quadro (o MSN Spaces é ótimo pra isso).

* Michael não morreu. E é potencialmente um espião dos Outros. Mas agora sabe-se que havia câmeras filmando e gente observando a estação 3.

* A visão que Mr. Eko teve de Ana Lucia reforça a capacidade da ilha de fazer os sobreviventes verem mortos. Jack já viu o pai. Mas por que isso acontece?

* Milagre é uma palavra forte. Como Hylie, a menina do laboratório do site de Valenzetti. Embora o Methusalabs tivesse me parecido anteriormente uma pista falsa, por ser vinculado a Alias, me parece melhor ficar com o pé atrás.

* A estação 3: The Swan, em que estão os sobreviventes, é mesmo uma câmera de Skinner. Não entendi a lógica dos novos números ainda, mas o computador da estação 3 realmente parece um teste de psicologia comportamental. A estação 5: The Pearl é a estação de monitoramento. Basta ver o vídeo.

* Os novos números mostram uma passagem de tempo? A diferença de 108 minutos não é precisa, porque há os quatro minutos de margem, mas cada digitação pode corresponder a um código atribuído a cada vez que o botão é pressionado. Pra facilitar: eu programo que tem que apertar o botão no 2, no 4, no 6, no 8 e no 10. Mas, na programação, faço um código: a primeira vez registra como 2 mesmo se for no minuto 1. E aí no minuto 3 eu aperto o 2 e no minuto 4 eu aperto o 3. Entenderam?



* Mas o que são o cisne e a pérola?

11.5.06

Gary Troup estava no avião. E daí?

O blog Propaganda Interativa falou de Lost Experience também -- e chamou atenção pra um detalhe que eu tinha perdido: Gary Troup é um anagrama de Purgatory.

Além disso, indicou um site com cartas entre Gary e seu editor australiano -- escritas justamente um pouco antes da suposta queda do vôo da Oceanic Air, que saiu da Austrália, onde a editora diz que ele estava. Persephone nos diz que ele sabia demais. A Hanso não gostou nadinha do livro.

Isso nos leva a crer:

1. Que o Gary Troup que dá entrevistas na TV é falso?

2. Que Gary Troup pode ser um dos sobreviventes, que assumiu novo nome para escapar da Hanso?

3. A queda do avião está relacionada a Gary Troup ou mesmo foi causada por ele?

Nova marca no jogo

Depois do voicemail da Verizon, a Sprite parece ter entrado com tudo no jogo. Primeiro, evocando a palavra limão no subLYMONal e com a palavra OBEY (do slogan "obey your thrist". Os raps do voicemail foram trocados por comerciais da Sprite.

Depois, com mudança no site Do U Have the Proof, que promete uma pista nova pro dia 15 -- embora o cronômetro do alto diga que faltam 19 dias. Ontem por sinal, a prova estava escondida, pretona. E agora ela aparece piscando. Alguém sabe do que se trata?

E não é que hoje tem Lost?

Teve matança da semana passada. Tem a expectativa de novas pistas pro jogo. Tem a proximidade do fim da temporada. Tem promessas de grandes revelações -- e os produtores costumam cumprir promessas. Por exemplo: disseram que um casal ia fazer sexo até o fim da temporada. E fez, não fez?

10.5.06

Meningite e Enrico Valenzetti na Tanzânia

The Lost Experience Clues publicou um resumo da primeira semana do jogo. E então me dou conta de que a nova cepa de meningite está na Tanzânia -- justamente onde está Enrico Valenzetti, filho de Enzo e mantenedor da Valenzetti Foundation.

Não dá para desprezar o fato de alguns dos sobreviventes terem manifestado alguns sintomas de doença recentemente. E isso fica mais estranho ainda porque Rose e Locke já demonstraram que a ilha tem um aparente poder de curar qualquer coisa.

Hello, Jason Arthur

Desta vez, mandei um e-mail para Jason Arthur.

Mas a caixa postal estava cheia.

E, mais que isso, o cara parece existir. É um letrista e autor de HQs pouco conhecidas.

Coisas que se sabe até o momento

O jogo está apenas começando e muitas pistas estão soltas. Mas já dá para perceber o enredo do jogo:

* Bad Twin diz coisas que não deveria dizer sobre a Hanso. Tanto que a fundação publicou um anúncio nos jornais norte-americanos dizendo que o livro não fala a verdade.

* A Hanso aparentemente não fala a verdade também. Apesar de o site mostrar uma foto de Alvin Hanso em 2003, Persephone mostra que ele teria sido visto em público pela última vez em 31 de dezembro de 2002, em Madrid. (Será que ele está na ilha? E Persephone diz que ele lembra alguém -- quem?)

* A Hanso Foundation, cria de Alvin Hanso, está por trás do Dharma. As duas instituições lidam com ciência não-convencional.

* Os Outros se dizem "bons", mas nem a Hanso nem o Dharma parecem exatamente empenhados em ser bacanas. (Mas talvez os Outros não estejam realmente relacionados à Iniciativa Dharma. De qualquer maneira, os Outros aparentemente mandaram Michael soltar o homem a.k.a. Henry Gale e provocar um confronto entre os sobreviventes da Oceanic Air e os Outros. Mas, até então, Michael pode ter sido enviado pela Hanso, que é quem poderia estar interessada no confronto.)

* Existe uma moça, chamada Persephone, que parece disposta a contar o que sabe. E saber o que ela está contando é o jogo.

* As pistas estão soltas. E há pistas provavelmente falsas, como este vídeo.

Adivinhe quais números formam a combinação

Há um novo site no jogo: subLYMONal. Quando as telas pararem de girar, clique na tela que está no alto seguindo a seqüência de números que estavam gravados na escotilha.

Entrevistas de Gary Troup

Já saíram três trechos da entrevista de Gary Troup, autor de Bad Twin.

Parte 1
Parte 2
Parte 3

Se porventura o filme de treinamento do Dharma ajudar, ele está aqui.

Também estou adicionando os vídeos que achar nos meus favoritos do YouTube. É só entrar pelo meu profile. Fiz até um playlist só de Lost, pra facilitar.

Fora do eixo

O fato de o Brasil estar atrasado na exibição deixa a gente fora da sintonia do jogo. Já encomendei meu Bad Twin (o manuscrito que Sawyer estava lendo semana passada e que foi lançado lá fora), mas ele só chega em uns 10 dias. Além disso, anúncios como este não estão na Folha ou no Estadão.

Mas o lance é ir seguindo as pistas e blogs como o The Lost Experience Clues.

Ao mesmo tempo, tem coisas para de descobrir, como é o caso do que por acaso encontrei entrando na página de Executive Bios da Hanso. É o que está na imagem: só o fundo do site. Aí entrei de novo e tudo estava normal.

Hanso Foundation nos créditos de MI3



Consegui fotografar o agradecimento à Hanso Foundation nos créditos de MI3. Vejam a foto.

Não por acaso, J.J. Abrams, diretor do filme, é um dos produtores de Lost.

Mais Lost, sempre Lost

Fiquei pensando especulando sobre Lost. Quem não quiser que não leia:

1. O pessoal anda dizendo que Persephone é, na verdade, Alex, a filha de Rousseau, a boa selvagem -- e é incrível que mesmo aparentemente tenha sido essa índole da moça que salvou o bebê de Claire.

2. O avião foi derrubado por magnetismo? Aliás: os aviões foram derrubados por magnetismo?

3. Mandei um e-mail para Enrico Valenzetti. Ele me respondeu:

Così spiacente!
I will write when my trip in Tanzania is complete. Please check back on valenzettifoundation.org soon. I will try to keep updates posted there.
Molti ringraziamenti,
Enrico

4. Orgãos, hm? Como o rim de Locke?

5. Qual é a Hanso Foundation Security Directive que tirou o BigSpaceShip do ar? E o que a grande nave espacial tem a ver com este vídeo?

6. Quem é Jason Arthur?

Lost Experience

Começou.

Vejam aqui, aqui e em muitos lugares.

Deus, como esses caras tornam difícil fazer qualquer outra coisa na vida...

A propósito, a senha é breakingstrain. De nada.

O Terceiro Tira

Deu ali na Veja: a L&PM, lá do Ivan, da Cacá e de todo mundo, se agilizou e relançou O Terceiro Tira, de Flann O'Brien, o tal do livro que foi citado em Lost e vendeu milhares de exemplares.

Começou a caçada

Pra não deixar tudo lá no meu blog original, decidi fazer um lugar para fazer minhas anotações e especulações sobre The Lost Experience, o jogo de Lost.

Como bem mostra o título, não é um espaço completo e pretensioso sobre o jogo, e sim um depósito da minha experiência nele. Tanto que, por enquanto, é um template pré-fabricado honesto e nada mais.

Não é uma área livre de spoilers, por isso, entrem por sua própria conta e risco.

Os próximos posts vão reproduzir o que eu andei postando por lá.